Métodos computacionais: mudanças entre as edições
Linha 64: | Linha 64: | ||
<!-- =====[[Grupo1 - Dif em 2D]] ===== --> | <!-- =====[[Grupo1 - Dif em 2D]] ===== --> | ||
=====[[Grupo2 - Ondas1]]===== | <!-- =====[[Grupo2 - Ondas1]]===== --> | ||
=====[[Grupo3 - Ondas2]]===== | <!-- =====[[Grupo3 - Ondas2]]===== --> | ||
=====[[Grupo4 - FFT]]===== | <!-- =====[[Grupo4 - FFT]]===== --> | ||
=====[[Grupo5 - Eq. Schroedinger]]===== | <!-- =====[[Grupo5 - Eq. Schroedinger]]===== --> | ||
Edição das 10h31min de 19 de janeiro de 2020
Física computacional é uma abordagem da física teórica com o auxílio do computador essencialmente quando a complexidade do problema impossibilita o avanço pela via analítica e/ou porque os cálculos numéricos são longos demais para serem feitos sem automação. Alguns consideram a física computacional um terceiro (e mais recente) vértice do triângulo da maneira de se fazer física, onde os outros dois vértices são a física teórica e a física experimental.
Métodos computacionais é a disciplina onde estudamos ferramentas, métodos e algoritmos numéricos para a resolução de problemas de física onde uma abordagem analítica é extremamente complexa ou impossível.
Alguns exemplos de aplicação são: a solução numérica de equações diferenciais ordinárias, integração numérica via métodos de aproximação ou estatísticos como método de Monte Carlo, equações diferencias parciais como as equações de Maxwell e de Schroedinger, métodos matriciais para a solução de problemas de autovalor e autovetor como os encontrados na Mecânica Quântica.
Breve Historia da Computação
De Conrad Zuse (1941) ao IBM Blue/Gene (2006)