Métodos computacionais: mudanças entre as edições
(32 revisões intermediárias por 12 usuários não estão sendo mostradas) | |||
Linha 32: | Linha 32: | ||
===== [[Zeros de Funções]]===== | ===== [[Zeros de Funções]]===== | ||
===== [[Mínimos Quadrados]] ===== | ===== [[Mínimos Quadrados]] ===== | ||
===== [[Listas de exercícios]] ===== | |||
====== [[Área 1]] ====== | |||
====== [[Área 2]] ====== | |||
====== [[Área 3]] ====== | |||
== Métodos Computacionais B == | == Métodos Computacionais B == | ||
===== [[Integração numérica de equações diferenciais ordinárias]] ===== | ===== [[Integração numérica de equações diferenciais ordinárias]] ===== | ||
===== [[Métodos multipassos]]===== | ===== [[Métodos multipassos]]===== | ||
Linha 47: | Linha 52: | ||
===== [[Histogramas e Densidade de Probabilidade ]] ===== | ===== [[Histogramas e Densidade de Probabilidade ]] ===== | ||
===== [[Método de Monte Carlo ( | ===== [[Método de Monte Carlo (integração numérica)]]===== | ||
== Métodos Computacionais C == | |||
===== [[Equações Diferenciais Parciais]] ===== | |||
=====[[Grupo1 - Dif em 2D]] ===== | |||
=====[[Grupo2 - Ondas1]]===== | |||
=====[[Grupo3 - Ondas2]]===== | |||
=====[[Grupo4 - FFT]]===== | |||
=====[[Grupo5 - Eq. Schroedinger]]===== | |||
=====[[Grupo - Ising 2D]]===== | |||
===== [[Monte Carlo]] ===== | |||
=====[[Grupo - Lennard Jones]]===== | |||
=====[[Grupo - BOIDS]]===== | |||
=====[[Grupo - Tráfego]]===== | |||
===== [[Teste_conv]] ===== | |||
===== [[Teste2]] ===== | |||
===== [[Grupo - Dilema Do Prisioneiro]] ===== | |||
===== [[Grupo - Modelo Sznajd]] ===== | |||
=====[[Grupo - Modelo de Potts]]===== | |||
=====[[Grupo - Conservação do Parâmetro de Ordem]]===== |
Edição das 21h47min de 24 de janeiro de 2018
Física computacional é uma abordagem da física teórica com o auxílio do computador essencialmente quando a complexidade do problema impossibilita o avanço pela via analítica e/ou porque os cálculos numéricos são longos demais para serem feitos sem automação. Alguns consideram a física computacional um terceiro (e mais recente) vértice do triângulo da maneira de se fazer física, onde os outros dois vértices são a física teórica e a física experimental.
Métodos computacionais é a disciplina onde estudamos ferramentas, métodos e algoritmos numéricos para a resolução de problemas de física onde uma abordagem analítica é extremamente complexa ou impossível.
Alguns exemplos de aplicação são: a solução numérica de equações diferenciais ordinárias, integração numérica via métodos de aproximação ou estatísticos como método de Monte Carlo, equações diferencias parciais como as equações de Maxwell e de Schroedinger, métodos matriciais para a solução de problemas de autovalor e autovetor como os encontrados na Mecânica Quântica.
Breve Historia da Computação
De Conrad Zuse (1941) ao IBM Blue/Gene (2006)