Métodos computacionais: mudanças entre as edições
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[[Grupo4 - FFT]] | =====[[Grupo4 - FFT]]===== | ||
[[Grupo5 - Eq. Schroedinger]] | =====[[Grupo5 - Eq. Schroedinger]]===== | ||
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Edição das 09h55min de 12 de janeiro de 2018
Física computacional é uma abordagem da física teórica com o auxílio do computador essencialmente quando a complexidade do problema impossibilita o avanço pela via analítica e/ou porque os cálculos numéricos são longos demais para serem feitos sem automação. Alguns consideram a física computacional um terceiro (e mais recente) vértice do triângulo da maneira de se fazer física, onde os outros dois vértices são a física teórica e a física experimental.
Métodos computacionais é a disciplina onde estudamos ferramentas, métodos e algoritmos numéricos para a resolução de problemas de física onde uma abordagem analítica é extremamente complexa ou impossível.
Alguns exemplos de aplicação são: a solução numérica de equações diferenciais ordinárias, integração numérica via métodos de aproximação ou estatísticos como método de Monte Carlo, equações diferencias parciais como as equações de Maxwell e de Schroedinger, métodos matriciais para a solução de problemas de autovalor e autovetor como os encontrados na Mecânica Quântica.
Breve Historia da Computação
De Conrad Zuse (1941) ao IBM Blue/Gene (2006)