Métodos computacionais: mudanças entre as edições
(Criou página com 'Física computacional é uma abordagem da '''física teórica''' com o auxílio do computador essencialmente quando a complexidade do problema impossibilita o avanço pela via an...') |
|||
(9 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas) | |||
Linha 25: | Linha 25: | ||
== Métodos Computacionais A == | == Métodos Computacionais A == | ||
===== [[Derivada Numérica]] ===== | ===== [[Derivada Numérica]] ===== | ||
===== [[Integração Numérica]] ===== | |||
===== [[Interpolação e extrapolação]] ===== | ===== [[Interpolação e extrapolação]] ===== | ||
===== [[Fórmula de Lagrange]]===== | ====== [[Fórmula de Lagrange]]====== | ||
===== [[Spline cúbico]]===== | ====== [[Spline cúbico]]====== | ||
===== [[Eliminação gaussiana e retro-substituição]] ===== | <!--- ===== [[Eliminação gaussiana e retro-substituição]] ===== ---> | ||
===== [[Zeros de Funções]]===== | ===== [[Zeros de Funções]]===== | ||
===== [[Mínimos Quadrados]] ===== | ===== [[Mínimos Quadrados]] ===== | ||
===== [[Listas de exercícios]] ===== | |||
====== [[Área 1]] ====== | |||
====== [[Área 2]] ====== | |||
====== [[Área 3]] ====== | |||
== Métodos Computacionais B == | == Métodos Computacionais B == | ||
===== [[Integração numérica de equações diferenciais ordinárias]] ===== | ===== [[Integração numérica de equações diferenciais ordinárias]] ===== | ||
===== [[Métodos multipassos]]===== | ===== [[Métodos multipassos]]===== | ||
Linha 47: | Linha 52: | ||
===== [[Histogramas e Densidade de Probabilidade ]] ===== | ===== [[Histogramas e Densidade de Probabilidade ]] ===== | ||
===== [[Método de Monte Carlo ( | ===== [[Método de Monte Carlo (integração numérica)]]===== | ||
== Métodos Computacionais C == | |||
===== [[Teste_conv]] ===== | |||
===== [[Teste2]] ===== |
Edição das 17h36min de 16 de junho de 2017
Física computacional é uma abordagem da física teórica com o auxílio do computador essencialmente quando a complexidade do problema impossibilita o avanço pela via analítica e/ou porque os cálculos numéricos são longos demais para serem feitos sem automação. Alguns consideram a física computacional um terceiro (e mais recente) vértice do triângulo da maneira de se fazer física, onde os outros dois vértices são a física teórica e a física experimental.
Métodos computacionais é a disciplina onde estudamos ferramentas, métodos e algoritmos numéricos para a resolução de problemas de física onde uma abordagem analítica é extremamente complexa ou impossível.
Alguns exemplos de aplicação são: a solução numérica de equações diferenciais ordinárias, integração numérica via métodos de aproximação ou estatísticos como método de Monte Carlo, equações diferencias parciais como as equações de Maxwell e de Schroedinger, métodos matriciais para a solução de problemas de autovalor e autovetor como os encontrados na Mecânica Quântica.
Breve Historia da Computação
De Conrad Zuse (1941) ao IBM Blue/Gene (2006)