Caminhante aleatório
O problema do caminhante aleatório pode ser definido da seguinte forma: Um homem começa de um ponto e caminha 1 metro em uma linha reta, então ele vira um ângulo qualquer e anda outro metro em uma linha reta. Ele repete esse processo vezes, qual é a probabilidade de após estes passos que o homem esteja a uma distância entre e da origem.
Inspirado por este problema, propõe-se uma situação bidimensional similar. A principal diferença constitui-se no fato de que o ângulo não é mais aleatório. Reescrevendo o problema, agora em cada um dos eixos, nos quais o homem se move de maneira independe, há uma probabilidade de se mover metro em um sentido e uma probabilidade de se mover no sentido contrário.
Trabalhando inicialmente apenas com uma dimensão, executando passos, um caminho possível para o homem terminar a simulação em uma posição tendo dado passos à direita e passos à esquerda, é dado por:
Pois sendo
podemo escrever:
Porém, está é a probabilidade de obtermos apenas um dos caminhos que leva o homem a
. O número total de caminhos indistinguíveis com
passos à direita e
passos a esquerda é dado por:
Temos então que a probabilidade estar na posição
após
passos é dado por:
Ou reescrevendo
para facilitar, e lembrando que
e
:
Onde
também é chamado de combinatória. Utilizando o binômio de Newton:
Temos a normalização:
Uma vez que
. E lembrando que
é a probabilidade de estar em
, ou seja de obtermos
vezes passo a direita em
passos no total, então o valor médio de
pode ser dado por:
Derivando o binômio de Newton:
E também:
Então:
E com isso podemos obter a posição final média
. Utilizando a notação anterior posição final exata é
, ou ainda podemos rescrever como
, pois:
A partir destes resultados podemos obter:
A princípio, não temos motivos para dar preferência para o movimento em nenhuma direção, logo é razoável utilizar
, o que resulta em
consequentemente
. O que pode parecer contra-intuitivo para nosso modelo, mas além de distribuirmos animais por todo o espaço, o que resultado implica é a posição final média, mas é preciso entender que não impede que ao longo da simulação cada indivíduo percorra diferentes áreas do espaço.
Distribuição Gaussiana
Quando tendo temos a distribuição Gaussiana:
Foi realizada uma simulação utilizando Python e o módulo Mesa, grande parte do código segue a mesma discussão feita anteriormente no Jogo da Vida. A figura ilustra uma simulação com 10.000 caminhantes aleatórios em uma grade 100 X 100, iniciando na posição P=(50,50).
Resultado da simulação com a distribuição gaussiana sobreposta para N=100 para ambas as coordenadas.
Código
#Bibliotecas necessárias
from mesa import Agent, Model #Classes Agente e Modelo
from mesa.time import SimultaneousActivation #Agendador simultâneo
from mesa.space import MultiGrid #Malha multigrid
import random #Número aleatórios
#AGENTE---------------------------------------------------------------------------------
class Agente(Agent):
"""Classe do agente"""
def __init__(self,modelo):
"""Bibliotecas necessárias"""
#modelo - Modelo que ao qual o agente pertence
super().__init__(self,modelo) #Necessário para funcionar o modelo
self.ppos=(0,0)
def step(self):
"""Método obrigatório que prepara as mudanças"""
dx = (+1) if (random.random()<0.5) else(-1)
dy = (+1) if (random.random()<0.5) else (-1)
self.ppos = (self.pos[0]+dx,self.pos[1]+dy) #Próxima posição
def advance(self):
"""Método obrigatório que aplica as mudanças"""
self.model.grid.move_agent(self, self.ppos)
#MODELO
class Modelo(Model):
"""Modelo geral"""
def __init__(self, modelo,N,seed=None):
"""Função chamada quando o modelo é inicializazdo"""
# Modelo - Dicionário com especificações do modelo
# N - Quantiade de caminhantes
# seed - Seed dos números aleatórios do modelo do mesa
largura = modelo["Largura"];altura=modelo["Altura"];seed_random=modelo["Seed"]
random.seed(seed_random) #Seed dos números aleatórios
self.grid = MultiGrid(largura, altura, True) #Configura a grade
self.schedule = SimultaneousActivation(self) #Configura o agendador
self.running = True #Condiçao para seguir executando o modelo
for n in range(N):
a = Agente(self)
self.schedule.add(a)
X= 50
Y= 50
self.grid.place_agent(a, (X, Y))
def step(self):
"""Avançar um passo do modelo"""
self.schedule.step() #Avançamos os agentes
MAX =100
N=10000
modelo = {"Largura":100 ,"Altura":100 ,"Seed":0}
M = Modelo(modelo,N)
for i in range(MAX):
M.step()
if ((i+1)%(MAX/100)==0):
print(str(100*(1+i)/MAX)+"%")
E o gráfico foi gerado utilizando:
import numpy as np
import matplotlib.pyplot as plt
x=[];y=[]
for a in M.schedule.agents:
x.append(a.pos[0])
y.append(a.pos[1])
a,b,c=plt.hist(x, 70, density=True, facecolor='g', alpha=0.75)
m=1
K=100
X=np.arange(0,100, 0.1)
sigma = 2*np.pi*K*0.5*0.5
plt.plot(X,np.exp(-((X-K*0.5)**2)/sigma)/(np.sqrt(sigma)))
Acima fazendos um histograma das posições em x, uma alteração simples permite visualizarmos o equivalente em y.
Principais materiais utilizados: