Método dos Elementos Finitos - Equação do Calor

De Física Computacional
Ir para navegação Ir para pesquisar

INTRODUÇÃO

Equação do Calor (1D)

A equação do calor em 1D descreve a evolução da temperatura ao longo do tempo em uma barra unidimensional, sujeita a condições de contorno e a uma difusão térmica (). A equação diferencial que governa o comportamento do sistema é dada por:

Condições Iniciais

Condições de Contorno

Forma Fraca

Apesar de o problema estar completo na forma forte, que é a mostrada acima, precisamos representá-lo na forma equivalente, chamada forma fraca. A forma fraca é preferível por diversos motivos, sendo um dos principais o fato de que ela não possui derivadas de segunda ordem, possibilitando o uso de funções lineares para fazer a aproximação, que na forma forte teriam essa derivada nula. Para obter a forma fraca a partir da forma forte, deve-se seguir os seguintes passos:

  • Multiplica-se por uma função teste do mesmo espaço de funções definido nos elementos.

O lado direito zera devido às condições de contorno

Método dos Elementos Finitos (FEM)

O Método dos Elementos Finitos (FEM, do inglês Finite Element Method) é uma técnica amplamente utilizada para resolver equações diferenciais parciais, como a equação do calor. Para aplicar o FEM à equação do calor em 1D, a barra [0,1] é dividida em um número finito de elementos (intervalos) de comprimento , e as variáveis contínuas são aproximadas por funções de base definidas localmente em cada elemento.