Distribuição Docente 2007

De Física Computacional
Ir para: navegação, pesquisa

O gráfico abaixo mostra a distribuição de carga horária definida pelo Departamento de Física para o semestre 2007/1, incluindo a atuação na Pós-graduação em Física.

O eixo horizontal representa a carga horária semanal. No caso de horário noturno, após 20:30, cada hora aula contabiliza como 1,5. Cada ajuda de laboratório conta como 1 (uma) hora semanal ---em history se pode consultar a primeira versão dos gráficos com as horas de laboratório sem re-normalizar.

O eixo vertical representa o número de professores com uma determinada carga.

O total de horas de aula é de 457 (incluindo pós de física e contando como 1 hora as ajudas de laboratório) e o total de professores é 64. Só foram considerados os professores do quadro permanente, com encargos para o semestre.

A carga horária semanal média resultante é de 7,14h e está indicada pela linha azul.

A esquerda os gráficos incluindo os 64 professores, a direita o professor com carga de 24h semanal (Estágio Supervisionado em Ensino de Física=20h) é omitido o que da uma média de horas semanal de 6,87

Qual será o critério por trás desta peculiar distribuição? Será que ela está correlacionada com a produção acadêmica--número de artigos publicados por exemplo? Abaixo mostramos a carga horária de cada professor no eixo vertical, e a correspondente produção acadêmica (período 2002-2006, obtido do web of science, cv lattes e SABI) no eixo horizontal:

O coeficiente de correlação linear (-0.26) indica que esse não foi o critério utilizado.

Os dados completos utilizados estão na tabela seguinte e foram obtidos da página do departamento: http://www.if.ufrgs.br/fis/distrib/distrib_20071.html

Media:lis_doc_2007-0.png Media:lis_doc_2007-1.png


Agradeço a Marcia Barbosa pelos rápidos esclarecimentos e a Fernando Lang pelas sugestões na apresentação dos dados.

--Sebas 12:00, 23 Fevereiro 2007 (BRT)