Métodos computacionais
Física computacional é uma abordagem da física teórica com o auxílio do computador essencialmente quando a complexidade do problema impossibilita o avanço pela via analítica e/ou porque os cálculos numéricos são longos demais para serem feitos sem automação. Alguns consideram a física computacional um terceiro (e mais recente) vértice do triângulo da maneira de se fazer física, onde os outros dois vértices são a física teórica e a física experimental.
Métodos computacionais é a disciplina onde estudamos ferramentas, métodos e algoritmos numéricos para a resolução de problemas de física onde uma abordagem analítica é extremamente complexa ou impossível.
Alguns exemplos de aplicação são: a solução numérica de equações diferenciais ordinárias, integração numérica via métodos de aproximação ou estatísticos como método de Monte Carlo, equações diferencias parciais como as equações de Maxwell e de Schroedinger, métodos matriciais para a solução de problemas de autovalor e autovetor como os encontrados na Mecânica Quântica.
Índice
- 1 Breve Historia da Computação
- 2 Arquitectura
- 3 Ferramentas
- 4 Métodos Computacionais A
- 5 Métodos Computacionais B
- 6 Métodos Computacionais C
- 6.1 Equações Diferenciais Parciais
- 6.2 Grupo1 - Dif em 2D
- 6.3 Grupo2 - Ondas1
- 6.4 Grupo3 - Ondas2
- 6.5 Grupo4 - FFT
- 6.6 Grupo5 - Eq. Schroedinger
- 6.7 Grupo - Ising 2D
- 6.8 Monte Carlo
- 6.9 Grupo - Lennard Jones
- 6.10 Grupo - BOIDS
- 6.11 Grupo - Tráfego
- 6.12 Teste_conv
- 6.13 Teste2
- 6.14 Grupo - Dilema Do Prisioneiro
- 6.15 Grupo - Modelo Sznajd
- 6.16 Grupo - Modelo de Potts
- 6.17 Grupo - Conservação do Parâmetro de Ordem
- 6.18 Ressonância Estocástica
- 6.19 Dinâmica Molecular
Breve Historia da Computação
De Conrad Zuse (1941) ao IBM Blue/Gene (2006)