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== Introdução ==
== Introdução ==
O Modelo de Sznajd ou '''United we stand, divided we fall (USDF)''' é um modelo recente, proposto em 2000 para entender a dinâmica de opiniões através da física estatística. O modelo introduz o fenômeno chamado validação social:
O Modelo de Sznajd ou '''United we stand, divided we fall (USDF)''' é um modelo recente, proposto em 2000 para entender a dinâmica de opiniões através da física estatística. No ponto de vista de um físico, o comportamento de indivíduos a as interações entre eles constituem um nível microscópico de um sistema social. O modelo introduz o fenômeno chamado validação social:


'''Validação Social:''' Se duas pessoas compartilham da mesma opinião, os seus vizinhos começarão a concordar com elas.
'''Validação Social:''' Se duas pessoas compartilham da mesma opinião, os seus vizinhos começarão a concordar com elas.
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# A cada timestep um par de sping <math> S_{i}, S_{i+1}</math> são escolhidos para tentar mudar os seus vizinhos mais próximos
# A cada timestep um par de sping <math> S_{i}, S_{i+1}</math> são escolhidos para tentar mudar os seus vizinhos mais próximos
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No modelo, dois tipos de estados estacionários são alcançáveis: consenso completo(ferromagnético) e impasse(antiferromagnético). A principal diferença para o Ising é que a informação flui para fora.
No modelo, dois tipos de estados estacionários são alcançáveis: consenso completo(ferromagnético) e impasse(antiferromagnético). A principal diferença para o Ising é que a informação flui para fora. O modelo de Sznajd ou USDF tem sido modificado e  utilizado em marketing, política e finanças.
 
== Modificações ==
Fala-se que o estado antes mencionado, o antiferromagnetismo, pode ser considerado não realístico para representar o comportamento de indivíduos em uma sociedade. Para tentar evitar este caso, propõe-se o seguinte:
 
# A cada timestep um par de sping <math> S_{i}, S_{i+1}</math> são escolhidos para tentar mudar os seus vizinhos mais próximos igual anteriomente
# Se <math> S_{i} = S_{i+1}</math>, então <math> S_{i-1} = S_{i}</math> e <math> S_{i+2} = S_{i}</math> (''validação social'')
# Se <math> S_{i} = -S_{i+1}</math>, então <math> S_{i-1} = S_{i}</math> e <math> S_{i+2} = S_{i}</math>
 
Estas regras ficaram conhecidas como algo do tipo: "Se você não sabe o que fazer, ou faz nada ou faz qualquer coisa." É um tanto quanto óbvio que o modelo unidimensional não representa bem um sistema social e que modelos bidimensionais são bem mais realistas. Algo interessante mencionar é a atualização simultânea para sistemas de duas dimensões: uma atualização simultânea leva a uma muito maior dificuldade de atingir o estado de consenso total. Isso foi mostrado por [[Stauffer]]

Edição das 15h56min de 24 de janeiro de 2018

Introdução

O Modelo de Sznajd ou United we stand, divided we fall (USDF) é um modelo recente, proposto em 2000 para entender a dinâmica de opiniões através da física estatística. No ponto de vista de um físico, o comportamento de indivíduos a as interações entre eles constituem um nível microscópico de um sistema social. O modelo introduz o fenômeno chamado validação social:

Validação Social: Se duas pessoas compartilham da mesma opinião, os seus vizinhos começarão a concordar com elas.

Discordância Destrutiva: Se as pessoas discordam, os vizinhos começarão a argumentar com elas.

O método e Formulação Matemática

Opinião social é vinda de opiniões individuais, representadas neste modelo por spins de Ising de forma "yes" e "no". A dinâmica segue a relação da validação social:

  1. A cada timestep um par de sping são escolhidos para tentar mudar os seus vizinhos mais próximos
  2. Se , então e (validação social)
  3. Se , então e

No modelo, dois tipos de estados estacionários são alcançáveis: consenso completo(ferromagnético) e impasse(antiferromagnético). A principal diferença para o Ising é que a informação flui para fora. O modelo de Sznajd ou USDF tem sido modificado e utilizado em marketing, política e finanças.

Modificações

Fala-se que o estado antes mencionado, o antiferromagnetismo, pode ser considerado não realístico para representar o comportamento de indivíduos em uma sociedade. Para tentar evitar este caso, propõe-se o seguinte:

  1. A cada timestep um par de sping são escolhidos para tentar mudar os seus vizinhos mais próximos igual anteriomente
  2. Se , então e (validação social)
  3. Se , então e

Estas regras ficaram conhecidas como algo do tipo: "Se você não sabe o que fazer, ou faz nada ou faz qualquer coisa." É um tanto quanto óbvio que o modelo unidimensional não representa bem um sistema social e que modelos bidimensionais são bem mais realistas. Algo interessante mencionar é a atualização simultânea para sistemas de duas dimensões: uma atualização simultânea leva a uma muito maior dificuldade de atingir o estado de consenso total. Isso foi mostrado por Stauffer