Mudanças entre as edições de "Grupo - BOIDS"

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Desenvolvido por Craig Reynolds em 1986, é um algoritmo que busca, por meio de regras de comportamento, reproduzir o comportamento sincronizado de grupos de animais. Por exemplo manadas de animais terrestres, cardumes de peixes, bando de pássaros e etc. O nome BOID corresponde ao encurtamento da expressão em inglês ''“bird-oid object”'', que se refere a um objeto “tipo pássaro”.
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==Contexto Histórico==
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Desenvolvido por Craig Reynolds em 1986, é um algoritmo que busca, por meio de regras de comportamento, reproduzir o comportamento sincronizado de grupos de animais. Por exemplo manadas de animais terrestres, cardumes de peixes, bando de pássaros e etc. O nome BOID corresponde ao encurtamento da expressão em inglês ''“bird-oid object”'', que se refere a um objeto “tipo pássaro”. Seu trabalho foi publicado em 87 sob o título original, em inglês, ''"Flocks, herds and schools: A distributed behavioral model"''.
 
O modelo base de Craig já fora utilizado para diversas implementações e estudos. Como estudo comportamental de medo, interação entre animais via olfato modelando feromônios, mudança de liderança de um bando, dentre muitas outras aplicações interessantes.
 
O modelo base de Craig já fora utilizado para diversas implementações e estudos. Como estudo comportamental de medo, interação entre animais via olfato modelando feromônios, mudança de liderança de um bando, dentre muitas outras aplicações interessantes.
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O algoritmo leva em consideração três regras básicas.
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1. Separação: interação de repulsão entre os indivíduos para evitar superconcentração local (ou no caso extremo uma superposição).
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2. Alinhamento: a velocidade média dos parceiros próximos influencia o vetor velocidade do objeto, fazendo-o ter um comportamento parecido com sua vizinhança.
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3. Coesão: os boids tendem a se mover na direção do centro de massa de seus vizinhos próximos.
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Regras complementares e mais complexas podem ser adicionadas para diferentes estudos.
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==Motivação==
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Este trabalho busca reproduzir um cardume de peixes em seu padrão de comportamento síncrono de movimento, inclusive na presença de um ou mais predadores.
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==Referências==
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*https://en.wikipedia.org/wiki/Boids

Edição das 15h56min de 11 de janeiro de 2018

Contexto Histórico

Desenvolvido por Craig Reynolds em 1986, é um algoritmo que busca, por meio de regras de comportamento, reproduzir o comportamento sincronizado de grupos de animais. Por exemplo manadas de animais terrestres, cardumes de peixes, bando de pássaros e etc. O nome BOID corresponde ao encurtamento da expressão em inglês “bird-oid object”, que se refere a um objeto “tipo pássaro”. Seu trabalho foi publicado em 87 sob o título original, em inglês, "Flocks, herds and schools: A distributed behavioral model". O modelo base de Craig já fora utilizado para diversas implementações e estudos. Como estudo comportamental de medo, interação entre animais via olfato modelando feromônios, mudança de liderança de um bando, dentre muitas outras aplicações interessantes.

O algoritmo leva em consideração três regras básicas.

1. Separação: interação de repulsão entre os indivíduos para evitar superconcentração local (ou no caso extremo uma superposição).

Rule separation.gif

2. Alinhamento: a velocidade média dos parceiros próximos influencia o vetor velocidade do objeto, fazendo-o ter um comportamento parecido com sua vizinhança.

Rule alignment.gif

3. Coesão: os boids tendem a se mover na direção do centro de massa de seus vizinhos próximos.

Rule cohesion.gif

Regras complementares e mais complexas podem ser adicionadas para diferentes estudos.

Motivação

Este trabalho busca reproduzir um cardume de peixes em seu padrão de comportamento síncrono de movimento, inclusive na presença de um ou mais predadores.




Referências