DM de potenciais descontínuos: mudanças entre as edições

De Física Computacional
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Onde <math> d \equiv (\Delta \vec{r} . \Delta \vec{v})^2 - (\Delta \vec{v} . \Delta \vec{v})(\Delta \vec{r} . \Delta \vec{r} - \sigma^2) </math>, <math> \Delta \vec{r} = \vec{r_i} - \vec{r_j} </math> e <math> \Delta \vec{v} = \vec{v_i} - \vec{v_j} </math>.
Onde <math> d \equiv (\Delta \vec{r} . \Delta \vec{v})^2 - (\Delta \vec{v} . \Delta \vec{v})(\Delta \vec{r} . \Delta \vec{r} - \sigma^2) </math>, <math> \Delta \vec{r} = \vec{r_i} - \vec{r_j} </math> e <math> \Delta \vec{v} = \vec{v_i} - \vec{v_j} </math>.
O valor de <math> dt_{col} </math> representa, em palavras, o tempo que o par de partículas <math> i, j </math> levaria para colidir. Com isso, o valor de <math> dt_{min} </math> será o menor valor de <math> dt_{col} </math>.


===Mudança de velocidade em uma colisão elástica===
===Mudança de velocidade em uma colisão elástica===

Edição das 20h42min de 18 de junho de 2016

Dinâmica molecular de potenciais descontínuos é uma abordagem computacional utilizada para determinar o movimento de partículas duras que só interagem por forças de contato. Assim, fica evidente a diferença entre o potencial Lennard-Jones pois este se baseia em uma interação de curto alcance, como é mostrado em DM: um primeiro programa. Para entender como as colisões ocorrem, conhecer a forma do potencial a ser estudado é vital. Como estamos considerando corpos rígidos, ou seja, que não sofrem deformação, percebe-se que a força de contato entre as partículas será infinita e o tempo de interação zero, o que torna impossível a descrição do problema a partir de uma integração de movimento simples. O método utilizado, a ser explicitado aqui, que resolve este problema é o evento dirigido.

Evento dirigido

A ideia do método para resolver o problema do força infinita é, ao invés de avançar o sistema em pequenos passos de tempo , avançar a simulação conforme as colisões forem ocorrendo. Para isso deve-se encontrar o par de partículas que colidirá no menor intervalo de tempo entre todas as partículas, denotaremos tal intervalo por , e, então, avançar o sistema. Neste ponto teremos dois objetos colados, portanto aqui deve ser feita a mudança de velocidades de tal forma a respeitar uma colisão elástica.

Determinação do tempo de colisão

Os objetos a serem usados para o cálculo do tempo de colisão entre um par de partículas serão discos de raio , , de distância denotada por . Portanto, segue que a condição de colisão é:

Com sendo o vetor posição da partícula e o tempo de colisão entre as partículas . Tal condição nos leva a determinação de a partir da expressão:

Onde , e . O valor de representa, em palavras, o tempo que o par de partículas levaria para colidir. Com isso, o valor de será o menor valor de .

Mudança de velocidade em uma colisão elástica

Implementação computacional

Figurinhas sensacionais

Adição do campo gravitacional