Método dos Elementos Finitos - Equação do Calor

De Física Computacional
Ir para navegação Ir para pesquisar

INTRODUÇÃO

Equação do Calor (1D)

A equação do calor em 1D descreve a evolução da temperatura u(x,t) ao longo do tempo em uma barra unidimensional, sujeita a condições de contorno e a uma difusão térmica (α). A equação diferencial que governa o comportamento do sistema é dada por:

Forma Forte

∂u(x,t)∂t=α∂2u(x,t)∂x2

Condições Iniciais

u(t=0,x)=sin(πx)

Condições de Contorno

u(t,x=0)=0=u(t,x=L)


Método dos Elementos Finitos (FEM)

O Método dos Elementos Finitos (FEM, do inglês Finite Element Method) é uma técnica amplamente utilizada para resolver equações diferenciais parciais, como a equação do calor. Para aplicar o FEM à equação do calor em 1D, a barra [0,1] é dividida em um número finito de elementos (intervalos) de comprimento Δx, e as variáveis contínuas são aproximadas por funções de base definidas localmente em cada elemento.

Forma Fraca

Apesar de o problema estar completo na forma forte, que é a mostrada acima, precisamos representá-lo na forma equivalente, chamada forma fraca. A forma fraca é preferível por diversos motivos, sendo um dos principais o fato de que ela não possui derivadas de segunda ordem, possibilitando o uso de funções lineares para fazer a aproximação, que na forma forte teriam essa derivada nula. Para obter a forma fraca a partir da forma forte, deve-se seguir os seguintes passos:

  • Multiplica-se por uma função teste v do mesmo espaço de funções definido nos elementos.

∂u(x,t)∂tv=α∂2u(x,t)∂x2v

∫0L∂u(x,t)∂tv(x)dx=α∫0L∂2u(x,t)∂x2v(x)dx

∫01∂2u∂x2vdx=[∂u∂xv]01−∫01∂u∂x∂v∂xdx

∫01∂u∂tvdx+∫01α∂u∂x∂v∂xdx=[α∂u∂xv]01

O lado direito zera devido às condições de contorno

∫01∂u∂tvdx+∫01α∂u∂x∂v∂xdx=0

Essa é a forma fraca, mas ainda precisamos discretizá-la tanto no espaço quanto no tempo para aplicar o FEM.

Fenics

O Fenics é uma plataforma de computação popular e de código aberto para resolver equações diferenciais parciais (PDEs) usando o método dos elementos finitos (FEM). Na prática, ajuda a discretizar a parte espacial e a resolver o sistema de equações lineares.

Parte Temporal

Devemos discretizar a parte temporal para obter a forma fraca final para usar o Fenics. Para isso, usaremos o método de Euler Implícito.

Fazemos a aproximação:

∂u∂t≈ut+1−utΔt

Substituindo na forma fraca: ∫0Lut+1−utΔtvdx+∫0Lα∂ut+1∂x∂v∂xdx=0

Multiplicando por Δt: ∫0Lut+1vdx−∫0Lutvdx+Δt∫0Lα∂ut+1∂x∂v∂xdx=0

Reorganizando os termpos, temos: ∫0Lut+1vdx+Δt∫0Lα∂ut+1∂x∂v∂xdx=∫0Lutvdx