DM de potenciais descontínuos

De Física Computacional
Revisão de 00h04min de 19 de junho de 2016 por Amorim (discussão | contribs) (Otimização)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Dinâmica molecular de potenciais descontínuos é uma abordagem computacional utilizada para determinar o movimento de partículas duras que só interagem por forças de contato. Assim, fica evidente a diferença entre o potencial Lennard-Jones pois este se baseia em uma interação de curto alcance, como é mostrado em DM: um primeiro programa. Para entender como as colisões ocorrem, conhecer a forma do potencial a ser estudado é vital. Como estamos considerando corpos rígidos, ou seja, que não sofrem deformação, percebe-se que a força de contato entre as partículas será infinita e o tempo de interação zero, o que torna impossível a descrição do problema a partir de uma integração de movimento simples. O método utilizado, a ser explicitado aqui, que resolve este problema é o evento dirigido.

Evento dirigido

A ideia do método para resolver o problema do força infinita é, ao invés de avançar o sistema em pequenos passos de tempo dt, avançar a simulação conforme as colisões forem ocorrendo. Para isso deve-se encontrar o par de partículas i,j que colidirá no menor intervalo de tempo entre todas as partículas, denotaremos tal intervalo por dtmin, e, então, avançar o sistema. Neste ponto teremos dois objetos colados, portanto aqui deve ser feita a mudança de velocidades de tal forma a respeitar uma colisão elástica.

Determinação do tempo de colisão

Os objetos a serem usados para o cálculo do tempo de colisão entre um par de partículas i,j serão discos de raio σi, σj, de distância denotada por σ. Portanto, segue que a condição de colisão é:

|ri(t+dtij)rj(t+dtij)|=σ

Com ri sendo o vetor posição da partícula i e dtij o tempo de colisão entre as partículas i,j. Tal condição nos leva a determinação de dtij a partir da expressão:

dtij={se d<0se Δr.Δv>0Δr.Δv+dΔv.Δvnos demais casos

Onde d(Δr.Δv)2(Δv.Δv)(Δr.Δrσ2), Δr=rirj e Δv=vivj.
Com isso, consegue-se determinar o valor de dtmin encontrando o menor valor de dtij.

Mudança de velocidade em uma colisão elástica

Otimização básica

Implementação computacional

Figurinhas sensacionais

Adição do campo gravitacional