DM de potenciais descontínuos: mudanças entre as edições
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===Mudança de velocidade em uma colisão elástica=== | ===Mudança de velocidade em uma colisão elástica=== | ||
Para fazer a mudança de velocidades temos que considerar o caso de colisão elástica entre as partículas <math> i, j </math> sendo impulso dado por: | Para fazer a mudança de velocidades temos que considerar o caso de colisão elástica entre as partículas <math> i, j </math> sendo impulso dado por: | ||
:<math> J_i = \frac{( | :<math> J_i = \frac{2m_im_j(\Delta \vec{r} . \Delta \vec{v})}{\sigma(m_i + m_j)}\Delta \vec{r} </math> | ||
===Otimização básica=== | ===Otimização básica=== |
Edição das 21h11min de 18 de junho de 2016
Dinâmica molecular de potenciais descontínuos é uma abordagem computacional utilizada para determinar o movimento de partículas duras que só interagem por forças de contato. Assim, fica evidente a diferença entre o potencial Lennard-Jones pois este se baseia em uma interação de curto alcance, como é mostrado em DM: um primeiro programa. Para entender como as colisões ocorrem, conhecer a forma do potencial a ser estudado é vital. Como estamos considerando corpos rígidos, ou seja, que não sofrem deformação, percebe-se que a força de contato entre as partículas será infinita e o tempo de interação zero, o que torna impossível a descrição do problema a partir de uma integração de movimento simples. O método utilizado, a ser explicitado aqui, que resolve este problema é o evento dirigido.
Evento dirigido
A ideia do método para resolver o problema do força infinita é, ao invés de avançar o sistema em pequenos passos de tempo , avançar a simulação conforme as colisões forem ocorrendo. Para isso deve-se encontrar o par de partículas que colidirá no menor intervalo de tempo entre todas as partículas, denotaremos tal intervalo por , e, então, avançar o sistema. Neste ponto teremos dois objetos colados, portanto aqui deve ser feita a mudança de velocidades de tal forma a respeitar uma colisão elástica.
Determinação do tempo de colisão
Os objetos a serem usados para o cálculo do tempo de colisão entre um par de partículas serão discos de raio , , de distância denotada por . Portanto, segue que a condição de colisão é:
Com sendo o vetor posição da partícula e o tempo de colisão entre as partículas . Tal condição nos leva a determinação de a partir da expressão:
Onde , e .
Com isso, consegue-se determinar o valor de encontrando o menor valor de .
Mudança de velocidade em uma colisão elástica
Para fazer a mudança de velocidades temos que considerar o caso de colisão elástica entre as partículas sendo impulso dado por: