DM: um primeiro programa: mudanças entre as edições
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A seguir mostraremos o passo a passo de como montar o primeiro programa para simulação de dinâmica molecular. A linguagem de programação utilizada será o C. Como um primeiro esboço, podemos organizar o programa da seguinte maneira, onde cada etapa será explicada detalhadamente. | [EM CONSTRUÇÃO] A seguir mostraremos o passo a passo de como montar o primeiro programa para simulação de dinâmica molecular. A linguagem de programação utilizada será o C. Como um primeiro esboço, podemos organizar o programa da seguinte maneira, onde cada etapa será explicada detalhadamente. | ||
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Ela pode ser feito declarando diretivas de compilação do C utilizando-se o comando "#define" ou | |||
// aqui você pode usar por exemplo DIRETIVAS de compilacao (#define) para definir constantes na simulacao | // aqui você pode usar por exemplo DIRETIVAS de compilacao (#define) para definir constantes na simulacao |
Edição das 21h56min de 18 de abril de 2015
[EM CONSTRUÇÃO] A seguir mostraremos o passo a passo de como montar o primeiro programa para simulação de dinâmica molecular. A linguagem de programação utilizada será o C. Como um primeiro esboço, podemos organizar o programa da seguinte maneira, onde cada etapa será explicada detalhadamente.
Aqui declaramos quais são as bibliotecas standard utilizadas do C
#include<stdio.h> #include<stdlib.h> #include<math.h>
Está parte é reservada para declarações de constantes que definem os parâmetros e condições iniciais utilizadas na simulação. As constantes podem ser definidas utilizando-se das diretivas de compilação do C através do comando "#define" ou podem ser lidas a partir de um arquivo externo chamado pelo programa, a vantagem do segundo é que o programa só precisará ser compilado apenas uma vez. Porém, por simplicidade e clareza, optaremos pelo primeiro caso.
Ela pode ser feito declarando diretivas de compilação do C utilizando-se o comando "#define" ou
// aqui você pode usar por exemplo DIRETIVAS de compilacao (#define) para definir constantes na simulacao // ex: // numero total de particulas Nx, Nx, NP=(Nx*Ny), --- para testar: Nx=Ny=16 // tamanho da caixa da simulacao Lx, Ly Lx=Ly=16 // intervalo de tempo de simulacao deltat=0.01 // algumas outras constante que vocês verá que sao importantes
/*********** declaring functions ************/ void initialize_positions(double *xx, double *yy ) ; void initialize_velocities(double *vx, double *vy ) ; void compute_forces( double *ffx, double *ffy, double *xx, double *yy, double *eenergia ) ; void integrate_EqMotion( double *ffx, double *ffy, double *xx, double *yy, double *xxp, double *yyp, double eenergia, double *energy_pp, double *vxm ) ;
void main()
{
/*********** declaring variables ************/ // declara as variaveis necessarias // ex: double *fx ;
/********** allocating memory ************/ // aloca a memoria // ex. de alocacao DINAMICA de memoria: // fx = (double *)malloc( NP * sizeof(double) ); initialize_positions( px, py); initialize_velocities( vx, vy); for(i = 0; i < NP; i++) { ppx[i] = px[i] - vx[i]*deltat; ppy[i] = py[i] - vy[i]*deltat; } // positions in the initial time tt=0; iframe=0; // faz um loop no tempo // chama a funcao que calcula forcas // chama a funcao que integra as Eqs de movimento // incrementa o tempo de simulacao // a cada intervalo de tempo definido, fazer medidas
}
void initialize_positions( double *xx, double *yy )
{
int i ; double deltax, deltay; deltax = (double)Lx/Nx; deltay = (double)Ly/Ny; for(i = 0; i < NP; i++) { xx[i] = (i%Nx)*deltax ; yy[i] = (i/Ny)*deltay ; // printf("%lf %lf %d \n", xx[i], yy[i], i); }
}
void initialize_velocities(double *vx, double *vy ) {
int i ; double vcmx, vcmy, v2, fs;
vcmx=0.0; vcmy=0.0; v2=0.0; for(i = 0; i < NP; i++) { vx[i] = (double)rand()/RAND_MAX ; vy[i] = (double)rand()/RAND_MAX ; vcmx += vx[i]; vcmy += vy[i]; v2 += vx[i]*vx[i] + vy[i]*vy[i] ; // kinetic energy } vcmx /= NP ; vcmy /= NP ; v2 /= NP; fs=sqrt(2*TEMP/v2) ; // fator de escala -- escolhe uma dada temp T e computa isto : SE escolher uma dist maxwelliana, isto nao eh necessario (me parece) // set the velocity center of mass to zero (linear momentum of the system is zero) // and set its value in such a way that \sum m_i v^2 = Kb T for each degree of freedom for(i = 0; i < NP; i++) { vx[i] = (vx[i] - vcmx)*fs ; vy[i] = (vy[i]-vcmy)*fs ; } }
// fx = -dV/dx = -(x/r) (dV/dr) // fx= 48x/r² (1/r^12 - 1/r^6) -- LJ in reduced Units void compute_forces( double *ffx, double *ffy, double *xx, double *yy, double *eenergia ) {
int i, j; double x1, y1, x2, y2,dxx, dyy, r2, r2i, r6, ff, energia=0.0 ; for( i=0; i < NP; i++ ) { ffx[i] = 0.0; ffy[i] = 0.0; }
for( i=0; i < NP; i++ ) { x1 = xx[i]; y1 = yy[i]; for( j=i+1; j < NP; j++ )
{ x2 = xx[j]; y2 = yy[j];
dxx = x1 - x2; // compute the distance between particles taking into account the periodic boundary conditions dxx = fmod(dxx, Lx); dxx=dxx-rint(dxx/Lx)*Lx ; //note: rint(arg) : rounds its argument to the nearest whole number
dyy = y1 - y2; dyy = fmod(dyy, Ly); dyy=dyy-rint(dyy/Ly)*Ly ;
r2 = dxx*dxx + dyy*dyy ; if(r2<RC2) // rc2: critical value or r { r2i = 1/r2 ; r6 = r2i*r2i*r2i; ff = 48*r2i*r6*(r6-0.5); // LJ potential integrated ffx[i] += ff* dxx ; ffy[i] += ff* dyy ; // update forces ffx[j] -= ff* dxx ; ffy[j] -= ff* dyy ; energia += 4*r6*(r6-1) ; // compute energy } }
} *eenergia=energia;
}
void integrate_EqMotion( double *ffx, double *ffy, double *xx, double *yy, double *xxp, double *yyp, double eenergia, double *energy_pp, double *vxm )
{
int i; double xp, yp, vxi, vyi, vcmx, vcmy, v2, temp ;
vcmx=0.0; vcmy=0.0; v2=0.0; for(i = 0; i < NP; i++) { xp = 2*xx[i] - xxp[i] + deltat2 * ffx[i] ; yp = 2*yy[i] - yyp[i] + deltat2 * ffy[i] ; vxi = (xp - xx[i]) / (2*deltat); vyi = (yp - yy[i]) / (2*deltat); vcmx += vxi; vcmy += vyi; // to monitor the average velocity v2 += vxi*vxi + vyi*vyi ; // kinetic energy xxp[i] = xx[i] ; yyp[i] = yy[i] ; // update the "previous position" yyp[i] = yy[i] ; xx[i] = xp; // update the positions in a current time yy[i] = yp; } temp=v2/(2*NP) ; // kbT = < m*v^2 > per degree of freedom *energy_pp=(eenergia + 0.5*v2)/NP; // energia total = ( U + K ) -- energy per particle =energia/NP *vxm = vcmx /NP ;
}