Métodos computacionais: mudanças entre as edições
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=== [[ Trabalhos 2021/1 ]] === | |||
=== [[ Trabalhos 2021/2 ]] === | |||
=== [[ Trabalhos 2022/1 ]] === | |||
=== [[ Trabalhos 2022/2 ]] === | |||
=== [[ Trabalhos 2023/2 ]] === | |||
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===== [[Grupo - Modelo Sznajd]] ===== | <!-- NAO APAGAR OS LINKS ABAIXOS!! SAO OS TRABALHOS ORIGINAIS !! HEITOR - 19Jan20 --> | ||
<!-- =====[[Grupo1 - Dif em 2D]] ===== --> | |||
<!-- =====[[Grupo2 - Ondas1]]===== --> | |||
<!-- =====[[Grupo3 - Ondas2]]===== --> | |||
<!-- =====[[Grupo4 - FFT]]===== --> | |||
<!-- =====[[Grupo5 - Eq. Schroedinger]]===== --> | |||
<!--=====[[Grupo - Ising 2D]]===== --> | |||
<!--===== [[Monte Carlo]] ===== --> | |||
<!--=====[[Grupo - Lennard Jones]]===== --> | |||
<!--=====[[Grupo - BOIDS]]===== --> | |||
<!--=====[[Grupo - Tráfego]]===== --> | |||
<!--===== [[Teste_conv]] ===== --> | |||
<!--===== [[Teste2]] ===== --> | |||
<!--===== [[Grupo - Dilema Do Prisioneiro]] ===== --> | |||
<!--===== [[Grupo - Modelo Sznajd]] ===== --> | |||
<!--=====[[Grupo - Modelo de Potts]]===== --> | |||
<!--=====[[Grupo - Conservação do Parâmetro de Ordem]]===== --> | |||
=====[[ | <!--=====[[ Movimento Coletivo ]] ===== --> | ||
=====[[Grupo - | <!--=====[[Grupo - Modelo de Szabó]]===== --> | ||
=====[[ | <!--=====[[ Ressonância Estocástica ]] ===== --> | ||
=====[[Grupo - | <!--=====[[Grupo - Equações de Schrödinger não-lineares acopladas]]===== --> | ||
=====[[ | <!--=====[[Grupo - Correlações no Movimento de Átomos em Argônio]]===== --> | ||
=====[[Grupo - | <!--=====[[Grupo - Solução Exata para Movimento Anisotrópico de Ornstein-Uhlenbeck]] ===== --> |
Edição atual tal como às 11h06min de 26 de março de 2024
Física computacional é uma abordagem da física teórica com o auxílio do computador essencialmente quando a complexidade do problema impossibilita o avanço pela via analítica e/ou porque os cálculos numéricos são longos demais para serem feitos sem automação. Alguns consideram a física computacional um terceiro (e mais recente) vértice do triângulo da maneira de se fazer física, onde os outros dois vértices são a física teórica e a física experimental.
Métodos computacionais é a disciplina onde estudamos ferramentas, métodos e algoritmos numéricos para a resolução de problemas de física onde uma abordagem analítica é extremamente complexa ou impossível.
Alguns exemplos de aplicação são: a solução numérica de equações diferenciais ordinárias, integração numérica via métodos de aproximação ou estatísticos como método de Monte Carlo, equações diferencias parciais como as equações de Maxwell e de Schroedinger, métodos matriciais para a solução de problemas de autovalor e autovetor como os encontrados na Mecânica Quântica.
Breve Historia da Computação
De Conrad Zuse (1941) ao IBM Blue/Gene (2006)
Arquitectura
Ferramentas
Comandos Unix/Linux
Gnuplot e xmgrace
LaTex
FORTRAN
C
Julia
Métodos Computacionais A
Derivada Numérica
Integração Numérica
Interpolação e extrapolação
Fórmula de Lagrange
Spline cúbico
Zeros de Funções
Mínimos Quadrados
Listas de exercícios
Área 1
Área 2
Área 3
Métodos Computacionais B
Integração numérica de equações diferenciais ordinárias
- Método de Euler explícito e implícito
- Método de Euler-Cromer
- Método de Verlet e Velocidade Verlet
- Método de Leapfrog
- Método de Runge-Kutta 2ª e 4ª ordem